Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO SURDO
Autor(es): RENATA COUTINHO CAUMO
Colaborador(es): MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador
Catalogação: 29 11:10:20.000000/AGO/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21949@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21949
Resumo:
É a interação social que nos constitui como sujeitos, dignos de uma identidade própria. Para Vygotsky (1987) o individuo se constrói a partir do contato com o meio social, e aprende internalizando o que lhe foi passado. E é a partir dessas relações que o sujeito vai desenvolver sua língua, suas representações mentais, vai desenvolver-se cognitivamente, construindo sua memória, seus julgamentos e pensamentos. Para esse processo, de troca com o meio, a comunicação é vital, e não basta possuir uma capacidade de comunicar ideias simples ou necessidades momentâneas. Na constituição de uma identidade, é preciso fazer parte de um jogo social, ou seja, pertencer a um grupo, calcado num código comum a seus membros. Esse código é a língua. No caso dos surdos, há uma disputa para apontar a melhor forma para sua comunicação. Existem diferentes abordagens educacionais, algumas buscam normalizar a surdez, outras buscam entendê-la e concebê-la como uma diferença cultural. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é oferecer uma contribuição a esse debate, compartilhando da ideia de que a única possibilidade do indivíduo surdo fazer parte de um código linguístico estruturado é a partir da língua de sinais. Para pensar as diferentes correntes de pensamento utilizarei autores como Behares, Vygotsky, Santana e Lacerda. Estes autores serão o suporte teórico das discussões a respeito da concepção geral de surdez, e sobre qual comunicação deve ser utilizada na educação do surdo – em qual linguagem a aprendizagem deve ocorrer; sempre levando em conta a questão da identidade do sujeito surdo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF