Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O IMPACTO CAUSADO PELO TRABALHO NA VIDA DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): RAQUEL VELOSO DA CUNHA
Colaborador(es): CELIA FERREIRA NOVAES - Orientador
Catalogação: 28 11:10:20.000000/AGO/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21945@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21945
Resumo:
Este trabalho abordou a questão do sofrimento psíquico causado pelas adversidades das funções exercidas pelos profissionais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, possibilitando uma reflexão em torno da dualidade que vivem esses sujeitos. Foi feita uma revisão das publicações de livros e artigos científicos sobre o tema do sofrimento psíquico nos policiais militares, usando como pontos importantes: a incidência da Síndrome de Burnout e a Depressão. Além disso, o trabalho levantou questões referentes à experiência do risco e da incerteza em nosso contexto atual e às influências causadas no trabalho do policial militar. O capítulo final discutiu a visão da corporação na sociedade, possibilitando uma reflexão em torno do papel da mídia, a corrupção dentro da corporação e a violência urbana em nossa cidade. Dessa forma, o presente trabalho possibilitou um olhar da Psicologia frente a questões importantes destes profissionais que recebem como missão garantir a segurança da população e a preservação da ordem pública, mas em seu cotidiano convivem com o sentimento de insegurança e a descrença nas leis e no sistema judiciário aos quais servem.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF