Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTUDO DE CASO: MANUFATURA REVERSA NO AMAZONAS E SEUS IMPACTOS
Autor(es): PATRICIA DE PAULA AVELINO
TACIANA SALAMA ANDRADE
Colaborador(es): NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
Catalogação: 15/ABR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21478@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21478
Resumo:
Devido ao consumismo excessivo da sociedade nos dias de hoje, e à rápida obsolescência dos produtos, eles são substituídos com uma enorme rapidez e num curto espaço de tempo. O grande problema é que, com o aumento destas trocas, aumenta-se também a quantidade de materiais descartados que, se não forem devidamente eliminados, podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente. Pensando nesta problemática, este trabalho foi realizado para ilustrar a importância da Manufatura Reversa nos dias de hoje. Desta forma, foi feito um Estudo de Caso sobre o Programa de Eficiência Energética da Eletrobrás Amazonas, que tinha como principal objetivo realizar a troca de 5.000 geladeiras ineficientes, bem como realizar a manufatura reversa destas geladeiras em pequenas cidades no interior do Estado do Amazonas. O projeto foi então executado com sucesso, resultando na troca e remanufatura de 99 por cento das geladeiras, assim como numa redução da poluição causada pelos gases CFC presentes nas geladeiras ineficientes. Obteve-se uma redução de demanda de 175 kW e uma economia de energia de 2.190 MWh/ano provendo uma nítida melhora para o meio ambiente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF