Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMPARAÇÃO DE DESEMPENHO ENTRE OS PROCESSOS DE MICROFILTRAÇÃO E FILTRAÇÃO DE AREIA POR GRAVIDADE PARA POLIMENTO FINAL DE ESGOTO TRATADO POR PROCESSOS BIOLÓGICOS
Autor(es): ANA CAROLINA PATTACINI GALDINO
Colaborador(es): ROBERTO BENTES DE CARVALHO - Orientador
CECILIA VILANI - Orientador
Catalogação: 05 11:10:20.000000/ABR/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21441@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21441
Resumo:
O presente trabalho faz parte de um projeto da PAM MEMBRANAS SELETIVAS junto com o CESA/UFRJ (Centro Experimental de Saneamento Ambiental da UFRJ) que é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão em saneamento ambiental. O CESA consiste em um conjunto de instalações em escala piloto, abrangendo um simulador de águas urbanas (SAL) e unidades de tratamento de esgotos (UTEs). No presente trabalho, o efluente a ser tratado é originário do decantador pertencente ao tratamento secundário (lodo ativado) de esgoto utilizando-se do processo de microfiltração (MF),. Neste processo, o solvente e todo o material solúvel permeiam a membrana e, por outro lado, o processo retém todos os materiais em suspensão e na forma de micro emulsão, bem como 99,99 por cento dos microrganismos presentes no efluente, fornecendo um microfiltrado sanitizado e isento de sólidos. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo a comparação de desempenho entre os processos de MF e filtração de areia por gravidade para polimento final de esgoto doméstico tratado por processos biológicos. O sistema, bem como as membranas, foram fabricados pela PAM MEMBRANAS SELETIVAS e possuem tamanho de poro em torno de 0,4 um. Foram realizados os testes preliminares de compactação das membranas poliméricas (polieterimida) em módulos de fibra oca e de permeabilidade e, então a determinação do fluxo crítico para o efluente a ser tratado, em escala de bancada. Os testes em escala piloto de fluxo contínuo, com a instalação do sistema de microfiltração na saída do decantador, aconteceram em pressão de filtração constante. A eficiência do processo de microfiltração foi acompanhada pelas análises de cor, turbidez e DQO (demanda química de oxigênio). O sitema era constituído de um processo automático de retrolavagem a cada 15 minutos de permeação, para minimizar o efeito de concentração de partículas sólidas na superfície da membrana. Periodicamente, era feita limpeza química dos módulos de membranas para remoção de incrustações na superfície e nos poros da membrana e, consequentemente recuperar a vazão de permeado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF