Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ZEÓLITA ZSM-5 PARA OBTENÇÃO DE ETENO A PARTIR DO ETANOL EM FASE LÍQUIDA
Autor(es): ANA ROSA FONSECA DE AGUIAR MARTINS
Colaborador(es): MARIA ISABEL PAIS DA SILVA - Orientador
ROBERTO WERNECK DO CARMO - Orientador
Catalogação: 02 11:10:20.000000/ABR/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21427@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21427
Resumo:
A produção de eteno pela desidratação catalítica de alcoóis é um processo que ficou estagnado por diversas décadas devido à viabilidade e ao baixo custo do gás natural e do nafta, fazendo com que a produção de eteno se desse principalmente pelo craqueamento térmico desses hidrocarbonetos. No entanto, o desenvolvimento de rotas tecnológicas para a produção de eteno a partir do etanol surge novamente, agora nesse contexto favorável economicamente e com grande apelo ambiental. Tomando como base esse cenário, este trabalho teve como objetivo estudar a produção de eteno a partir do etanol em fase líquida, utilizando a zeólita HZSM-5 e a Cu-ZSM-5 como catalisadores. A condução da reação em fase líquida apresenta vantagens principalmente para as etapas posteriores de separação e benefícios a estabilidade do catalisador. No entanto o processo requer altas pressões e baixas temperaturas meio reacional. Os ensaios foram realizados em um reator batelada variando-se a temperatura e o tempo de residência no reator para a coleta dos dados cinéticos e cálculos de seletividade e conversão. Os resultados indicaram que a produção de eteno, a partir do etanol em fase líquida, empregando-se a ZSM-5 é possível para as temperaturas estudadas e atingiu um valor máximo de seletividade de 50 por cento para a temperatura de 215 . A adição da água na alimentação foi analisada e constatou-se que pequenas quantidades de água não afetam o resultado final obtido. Isso pode contribuir para a economia do processo como um todo, já que uma parcela grande dos custos para a obtenção do eteno a partir do etanol está relacionada à necessidade do uso do etanol com alta pureza.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF