Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA DAS RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS INFLUENTES NO PROCESSO DE GASEIFICAÇÃO DE BAGAÇO DE CANA ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Autor(es): RAFAEL LEVY FREIRE
Colaborador(es): MARIA ISABEL PAIS DA SILVA - Orientador
Catalogação: 25 11:10:20.000000/MAR/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21376@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21376
Resumo:
Defini-se biomassa os organismos vivos utilizados como combustíveis ou os utilizados para a produção destes. Os conhecidos e tradicionais combustíveis fósseis, apesar de terem origem orgânica (mineral ou vegetal), não se incluem nesta categoria, pois são resultados de transformações químicas e físicas ocorridas ao longo de milhões de anos, além de não se renovarem em curto prazo, diferentemente da biomassa. Na indústria de produção de energia, a biomassa é um recurso natural utilizado em processos de combustão, gaseificação, fermentação, e outros. A queima do material orgânico provoca a liberação de dióxido de carbono e água na atmosfera, porém esse CO2 liberado já havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível. Dessa forma, o balanço de gás carbônico é nulo, e a biomassa é dita uma forma de energia não poluente. O uso da biomassa em larga escala deve ser feito com cautela e exige cuidados que devem ser respeitados para que realmente não traga danos ao ambiente. Deve-se atentar para a fauna e flora, evitar a contaminação do solo e mananciais de água por adubos e fertilizantes. Assim, não se pode dispensar um planejamento ambiental prévio, ou não se garantirá que o meio ambiente realmente não sofra danos. Todos os organismos capazes de realizar fotossíntese podem ser utilizados como biomassa, o que justifica o fato de ser uma fonte de energia disponível em grande abundância. Evidentemente, nem todos tem uma relação produção consumo de energia viável. Exemplos de formas de biomassa utilizadas atualmente e cujos rendimentos são apreciáveis são a lenha, o bagaço de cana de açúcar, papel, galhos e folhas de árvores e embalagens de papelão. Dentre os produtos que podem ser obtidos através da biomassa ressalta-se o biogás, o etanol celulósico, o bioetanol, o biodiesel e o óleo vegetal. No presente trabalho serão apresentados os tipos de processamento das matérias-primas que são utilizadas como biomassa para a produção de energia e os processos tecnológicos envolvidos. Dentre tais processamentos, se destacará aqui a conversão de biomassa através da gaseificação, que gera o gás de síntese (CO mais H2), que tem altíssimo rendimento energético.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF