Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: BERNARDO PEREIRA DE VASCONCELOS, AGRICULTURA ESCRAVISTA E ORDEM IMPERIAL
Autor(es): ANDRE NOVELLINO GOUVEA
Colaborador(es): ILMAR ROHLOFF DE MATTOS - Orientador
Catalogação: 21 11:10:20.000000/AGO/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20248@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20248
Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar a atuação política de Bernardo Pereira de Vasconcelos, estadista do Império do Brasil que já foi referido como um dos pais fundadores do Brasil, de forma a compreender como este relacionava escravidão e ordem imperial. O país encontrava-se ameaçado pelas diversas revoltas que irrompiam nas décadas de 1830 e 1840, e o Estado necessitava de grandes somas para manter a ordem no Império. Nesse contexto, a escravidão apareceria para Vasconcelos como fonte de prosperidade para a agricultura, e portanto como sendo de grande relevância para que o Estado pudesse ter as rendas necessárias para manter a ordem imperial.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF