Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O BREVE DE 1639: ENCONTROS NA AMÉRICA E A LIBERDADE CRISTÃ DIANTE DO OUTRO
Autor(es): AGNES ALENCAR DE CASTRO A PASTOR
Colaborador(es): EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES - Orientador
Catalogação: 13 11:10:20.000000/AGO/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20212@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20212
Resumo:
O presente trabalho busca analisar a percepção da liberdade ameríndia na ótica cristã a partir do Breve de 1639 promulgado pelo papa Urbano VIII. O Breve de 1639 é fruto de uma longa e complexa discussão referente à licitude do cativeiro indígena. Para além disso, é preciso compreender este documento - que tem força de Lei - como culminância não apenas de uma trajetória, mas também de diversas percepções da alteridade. Deste modo, o documento ao falar da liberdade, não faria sentido sem o encontro, sem o conflito identidade/alteridade. O trabalho pretende alocar o Breve em seu contexto, discuti-lo e analisar suas particularidades legislativas na vida de colonos e ameríndios.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF