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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: ESTUDO DOS EFEITOS DE DIFERENTES MISTURAS ETANOL-GASOLINA EM UM MOTOR COMERCIAL DO TIPO FLEX
Autor(es): PEDRO AUGUSTO FERREIRA ROMANO
Colaborador(es): SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
JULIO CESAR CUISANO EGUSQUIZA - Coorientador
Catalogação: 03/JAN/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18887@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18887@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18887
Resumo:
O presente trabalho apresenta um estudo experimental comparativo do desempenho e emissão de poluentes de um motor flexfuel com combustíveis diferentes. A princípio seriam testados três combustíveis diferentes, Etanol Hidratado (H100), Gasolina Comum (E25) e uma mistura composta por 50 por cento Gasolina A com 50 por cento Etanol Anidro (E50). Porém problemas no fornecimento das unidades eletrônicas dos últimos dois impediram testes para esses combustíveis, antes do prazo de entrega deste trabalho. Dessa forma somente foi realizado o teste experimental para o combustível Etanol Hidratado. Mesmo assim se apresenta um estudo teórico desses combustíveis. Foram obtidos resultados de potência efetiva, consumo de combustível, consumo específico de combustível, rendimento térmico efetivo e emissão de poluentes de um motor do ciclo Otto. Foram realizados testes com cinco rotações do motor diferentes, sendo a maior delas 3500 rpm. Os resultados de desempenho e emissão de poluentes foram satisfatórios, possibilitando análise construtiva sobre o combustível testado. No final do presente trabalho foi feita uma análise do custo em R$/Litro por potência gerada (kW). Para isso foi necessário fazer uma projeção do que seria o preço bomba do combustível E50. Combustíveis diferentes podem ser melhores em diferentes faixas de operação. Além disso, essas vantagens podem variar em outros motores multicombustíveis, dessa forma recomenda-se, para trabalhos futuros, ensaios em motores diferentes ou até testes com veículo.
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