Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: OS RELATÓRIOS DOS VICE-REIS MARQUÊS DO LAVRADIO E LUÍZ DE VASCONCELLOS E A VADIAGEM
Autor(es): ANA CRISTINA GUANAES REGO
Colaborador(es): EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES - Orientador
Catalogação: 05 11:10:20.000000/AGO/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17914@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17914
Resumo:
Os homens livres que não fossem brancos, não tivessem posses, residência fixa e matrimônio eram geralmente comparados a vadios e bandidos, ou seja, produzia-se um preconceito que os desqualificava diante do modelo societal do século XVIII, mesmo que tivessem auxiliado na manutenção da ordem social e econômica da colônia. O relatório produzido pelo Marquês do Lavradio em 1779 para informar seu sucessor no vice-reinado é fonte significativa para verificarmos tais condicionamentos e exclusões. Ainda que o Marquês seja uma das raras vozes que vê com diferentes olhos aqueles chamados chamados de vadios, argumentando que nem todos assim qualificados eram desempregados e bandidos. Identifiquei que nos dois documentos os homens foram classificados como vadios pela sua condição social e não por estarem ou não exercendo uma atividade profissional remunerada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF