Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DE UM IMPÉRIO A OUTRO: TERRITÓRIO, POPULAÇÃO E CIDADANIA NA CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA
Autor(es): ALESSANDRA GONZALEZ DE CARVALHO SEIXLACK
Colaborador(es): ILMAR ROHLOFF DE MATTOS - Orientador
Catalogação: 03 11:10:20.000000/SET/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16243@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16243
Resumo:
As reuniões da Assembléia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, iniciadas em maio de 1823, caracterizaram-se por discussões dos dirigentes impe-riais acerca de questões consideradas essenciais para a garantia da soberania do corpo político recém-estabelecido. Durante tais discussões, três elementos relati-vos ao Estado imperial brasileiro adquirem relevância – o território, a população e a cidadania - , trazendo à tona a necessidade de definição do território imperial e daqueles que seriam considerados Cidadãos Brasileiros, assim como propostas de homogeneização da população que habitava o Império do Brasil, de modo a in-corporar índios, africanos e afrodescendentes à Nação brasileira. A partir da análise dos Anais da Assembléia Constituinte de 1823, objetiva-se recuperar as discussões dos deputados em torno dos três elementos acima citados, visando compreender os significados que esses homens atribuíam aos conceitos de Nação, Povo e Soberania, assim como pensar os deslocamentos ocorridos no con-ceito de Império. O Império do Brasil, antes parte constituinte do Império português, associa-se a partir de 1822 à idéia de uma Nação brasileira, constituindo assim um Estado nacional moderno. Tal mudança na significação e compreensão da expressão Império do Brasil imporia aos deputados constituintes a elaboração de novas propostas e a definição de novas características para este Império que se pretendia construir.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF