Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MENSAGENS EM SACOLAS PLÁSTICAS E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR: UM CASO DO SUPERMERCADO ZONA SUL
Autor(es): RENATO DE ARAUJO PEREIRA
Colaborador(es): ELAINE ASSAYAG - Orientador
Catalogação: 03/SET/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10486@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10486
Resumo:
Este trabalho investigou, mesmo que preliminarmente, a viabilidade de se colocar mensagens sócio-ambientais nos sacos plásticos do supermercado Zona Sul. Procurou-se entender, através de pesquisa qualitativa, qual a percepção do consumidor com relação à utilização de mensagens/imagens nas embalagens e sua avaliação quanto à ação social da empresa. Através de pesquisa com especialista da área, observação no ponto de venda e pesquisa direta com o consumidor, chegou-se a conclusão do pequeno efeito que mensagens/imagens em sacolas plásticas têm na percepção do cliente. Porém, constatou-se que ações com tentativas para alertar os clientes dos males causados pelos sacos plásticos na natureza podem vir a agregar valor à marca Zona Sul. Assim, ações de cunho social devem utilizar outros canais de comunicação além da embalagem em saco plástico para passar sua mensagem.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF