Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PLANO REAL E SUA POLÍTICA DE AJUSTE FISCAL
Autor(es): BRUNO FERNANDES DIAS DA SILVA
Colaborador(es): LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - Orientador
Catalogação: 31/JUL/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8748@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8748
Resumo:
Neste trabalho será mostrado, numa primeira abordagem, os planos que antecederam o Plano Real, ou seja, algumas das experiências anteriores de combate à inflação no Brasil, como os principais programas de estabilização que ocorreram ao longo da década de 80. Tentando mostrar assim, a importância e a necessidade de um ajuste fiscal para combater a inflação.Porém, a finalidade do trabalho é analisar a importância da política fiscal (ajuste fiscal) utilizada no Plano Real, entendendo a sua importância no ajuste da economia brasileira para alcançar a estabilidade e atingir padrões compatíveis com os aceitáveis no cenário mundial. O método utilizado será investigar o papel dos instrumentos desta política econômica, questionar sua relevância no alcance da estabilidade econômica e na solução do controle do déficit público e deste modo verificar como ela é utilizada e seus efeitos sobre a economia. O objetivo principal do trabalho é apontar o controle do déficit público como necessário e primordial para se alcançar a meta principal do Plano Real: A Estabilização. Para fundamentar o estudo será feita a releitura de um grupo de ensaios de Gustavo Franco, publicado no livro O Plano Real e Outros Ensaios. Esta leitura procura examinar as razões que fizeram surgir e serem solucionadas quatro hiperinflações européias, reavivar os acontecimentos que formaram o cenário e serviram de base para a implantação do Plano Real. Também irá se identificar os principais dilemas da Política Fiscal encontrado no curto prazo para a obtenção do êxito do Plano Real, através da recapitulação das medidas de política fiscal desde o início do Programa de Estabilização Econômica, como a aplicação do PAI, da URV e do Plano Real propriamente dito.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF