Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTIMAÇÃO DE DEMANDA POR ÁGUA NO SETOR DOMÉSTICO NA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL
Autor(es): PAULA DA SILVA ANICETO
Colaborador(es): SERGIO BESSERMAN VIANNA - Orientador
JOSE GUSTAVO FERES - Coorientador
Catalogação: 29/JUN/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8608@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8608
Resumo:
Será possível analisar os efeitos da cobrança da água na demanda dos usuários domésticos (apesar da cobrança ser feita também para os setores industrial e agrícola) e ressaltar as modificações decorrentes da introdução da mesma, através da elasticidade-preço. Outra questão que será investigada no seguinte trabalho diz respeito a maneira mais eficaz de se atingir metas de redução de consumo doméstico. Esse objetivo pode ser atingido através do aumento do preço ou por uma política não tarifária de aumento do número de hidrômetros. O trabalho será dividido em três partes. Na primeira parte, será discutida a situação da água e esgoto no Brasil, ou seja, como é divido esse setor e como se deu a sua evolução institucional. Também será tratada a questão dos índices de cobertura de água e esgoto. Por último será analisado o dispêndio domiciliar com saneamento. Com isso, procuro fazer um panorama do setor de saneamento antes de analisar os resultados das regressões. Na segunda parte, serão apresentados os aspectos econométricos, tais como endogeneidade e utilização de preços médio ou marginal. Também será analisada nessa parte a literatura sobre demanda doméstica por água. Por fim, serão analisados os dados (SNIS, IBGE) usados no modelo, a descrição do mesmo e os resultados obtidos nas regressões.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF