Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TRABALHO INFANTIL UM ESTUDO SOBRE SUA INCIDÊNCIA NAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Autor(es): MAURO PERCINOTO
Colaborador(es): JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - Orientador
Catalogação: 29/JUN/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8607@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8607
Resumo:
Quais as reais causas do trabalho infantil? Não existe uma causa única, mas sim um conjunto de fatores externos e internos domiciliares. Os principais fatores internos são a presença da mãe, o tamanho da família, sexo e as percepções e aspirações dos pais, muitas vezes devido ao grau de instrução dos mesmos. Os fatores externos englobam os fatores sociais e culturais da comunidade, a qualidade de ensino, o custo e o acesso à escola e a demanda por trabalho infantil, que é afetada pela estrutura do mercado de trabalho e pela tecnologia. O objetivo do presente trabalho é investigar uma série de determinantes do trabalho infantil no Brasil Porém, antes partirei a um resenha inicial destacando uma série de modelos e resultados empíricos na literatura referentes ao tema. A partir das evidências empíricas, será montado um conjunto de variáveis explicativas. Em seguida serão estimadas algumas regressões inserindo características do individuo, da sua família, dos seus pais e da região e/ou localidade a cada modelo. De posse destes dados no formato de uma tabela, uma análise dos efeitos marginais será feita de modelo, a modelo relacionando com o controle de cada variável adicionada e de evidências de trabalhos anteriores. Por fim, a conclusão será feita acerca das determinantes do trabalho infantil no Brasil, levando em conta os aspectos da realidade brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF