Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: QUEM PAGOU PELOS PROGRAMAS DE VALORIZAÇÃO DO CAFÉ? UMA AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1906 A 1930
Autor(es): DANIELA BACOS FERNANDES
Colaborador(es): GUSTAVO HENRIQUE DE BARROSO FRANCO - Orientador
Catalogação: 21/JUN/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8568@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8568
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo estimar, por meio de modelagem econométrica apropriada e adoção de algumas hipóteses simplificadoras, o efeito potencial da transferência de renda de países industrializados para o Brasil (primário- exportador), por meio de mecanismos como a imposição de impostos de exportação sobre o café, desde o final do século XIX até meados do século XX e programas de valorização oficialmente conduzidos por agentes públicos e privados (estrangeiros, inclusive), que tiveram, ainda, o impacto redistributivo interno. Esta monografia está dividida em outros quatro capítulos, além da presente Introdução: os Capítulos II e III apresentam uma breve revisão da literatura preexistente, bem como cronologia das políticas de valorização do produto no período, com um panorama das práticas macroeconômicas adotadas no período. O Capítulo IV desenvolve um modelo econométrico simplificado, bem como uma análise econômica qualitativa dos resultados encontrados. Um resumo dos principais resultados e sua localização em relação à literatura preexistente encontra-se no Capítulo V, de Conclusão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF