Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DESIGUALDADE DE SALÁRIOS ENTRE GÊNEROS NO RIO DE JANEIRO
Autor(es): DIANA TARRISSE DA FONTOURA
Colaborador(es): GUSTAVO MAURICIO GONZAGA - Orientador
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - Coorientador
Catalogação: 12/JUN/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8501@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8501
Resumo:
Tendo em vista a importância desse assunto, este trabalho tem como principal objetivo investigar as diversas formas que afetam a desigualdade de distribuição de renda por gênero buscando identificar as fontes de produção e reprodução desta. Para isso, utilizarei os dados do Censo Demográfico de 2000 do IBGE. Como a coleta do CENSO 2000 (que foi realizada no período de 1º de agosto a 30 de novembro de 2000) abrange 54.265.618 domicílios nos 5.507 municípios existentes no ano da pesquisa, utilizarei apenas os dados para a região metropolitana do Rio de Janeiro para poder realizar um estudo mais detalhado. Através de uma metodologia econométrica, será possível computar, dentro de um mesmo modelo, as diferenças salariais advindas do componente de discriminação, dos anos de vida e das estruturas de escolhas educacionais e ocupacionais dos agentes. Assim podemos inferir como as distribuições de rendimentos, de anos de estudo e de posição na ocupação são alternadas e interagem uma vez que simulamos um grupo base de indivíduos. Com esta abordagem, será possível indicar os componentes que têm peso maior na determinação das diferenças. No capítulo que se segue, é feita uma pequena resenha sobre temas relevantes para a desigualdade de renda entre gêneros. Já o capítulo 3 consiste em explicar o universo amostral que será usado para estimar a regressão e as variáveis que são relevantes para tal estimação. Dando seqüência, o capítulo 4 consiste em analisar os resultados das regressões realizadas. Por fim, no último capítulo encontra-se a conclusão deste trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF