Título: | FINANCIAMENTO POR PROJETO E PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO INVESTIMENTO EM INFRA-ESTRUTURA | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNO GOMES PEREIRA LEITE |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARINA FIGUEIRA DE MELLO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 12/JUN/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8488@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8488 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Analisando, ainda, as dificuldades econômicas do setor
público atualmente,
podemos citar o aumento contundente do estoque da dívida
pública1 nos últimos 10 anos,
mesmo se considerando as receitas adicionais do programa de
privatização no período.
Neste sentido, tal aumento se deveu, principalmente, aos
altos níveis de juros reais
experimentados, ao reconhecimento de esqueletos e à
maxidesvalorização cambial ocorrida
em 1999.
Ressalta-se ainda que, embora a correlação existente entre
dificuldade econômica
do setor público e falta de investimento em infra-estrutura
no Brasil seja contundente, tal
correlação deve ser parcialmente repensada pelo fato de
que, segundo Margret Althuon
(2004), no contexto dos acordos com o FMI, grande parte do
esforço fiscal brasileiro, ultimamente, incida sobre o
corte de investimentos e não sobre o corte de gastos
correntes. Assim, explicitados os temas de relevância para
o entendimento da situação do
setor público brasileiro, a seguir, ressaltam-se os pontos
principais que inviabilizam o
aumento de parte do orçamento público reservado aos
investimentos em infra-estrutura
como, por exemplo, o aumento do gasto corrente num contexto
de estabilidade
macroeconômica, o patamar já elevado da carga tributária e
a questão do aumento da
relação dívida / PIB.
|
|||||||||||||
|