Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO E O MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL
Autor(es): BERNARDO SANTOS DA SILVEIRA
Colaborador(es): GUSTAVO MAURICIO GONZAGA - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8486@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8486
Resumo:
A presente monografia tem como objetivo fazer uma análise do programa Primeiro Emprego, baseando-se em experiências similares realizadas em outros paises, e verificando se as intervenções que o governo brasileiro pretende implementar são adequadas às especificidades da economia nacional. Especial atenção será dada ao impacto potencial das políticas propostas sobre a dinâmica do mercado de trabalho. Para isso, foram desenvolvidos cinco capítulos, sendo o primeiro a presente introdução. No segundo capítulo, investigaremos se os custos do desemprego dos jovens são especialmente altos, se comparados aos dos adultos. Serão focadas a influência do número de jovens desocupados sobre os índices de violência, a relação entre os estados presente e futuro do mercado de trabalho e a importância da mobilidade dos trabalhadores nos primeiros anos de vida profissional para a eficiência da economia. Pretendemos, assim, discutir se o desemprego juvenil deve ser um alvo preferencial de políticas governamentais. O terceiro capítulo é dedicado à descrição dos diferentes tipos de intervenção ativa no mercado de trabalho, bem como ao balanço das experiências internacionais de promoção do emprego juvenil. Apresentaremos também o programa Primeiro Emprego, tentando avaliar seu potencial de reduzir a proporção de jovens desocupados no Brasil. No capítulo quatro, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD), serão focados aspectos da dinâmica do mercado de trabalho nacional. Estaremos interessados na mobilidade dos trabalhadores jovens em relação aos adultos, e nas dificuldades experimentadas por jovens sem experiência profissional prévia na busca por uma ocupação. Esperamos, dessa forma, trazer à discussão os efeitos distintos que a implementação do programa Primeiro Emprego pode exercer sobre uma economia com as características da brasileira. Finalmente, no último capítulo, serão apresentadas nossas conclusões.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF