Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESPECIFICAÇÃO E ESTIMAÇÃO DE UM MODELO VAR PARA O ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE INFLAÇÃO E CÂMBIO NA ECONOMIA BRASILEIRA
Autor(es): NILSON ARAUJO SILVA JUNIOR
Colaborador(es): FABRICIO MELLO RODRIGUES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 07/JUN/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8476@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8476
Resumo:
O assunto que se propõe como tema do estudo que se desenvolve nas páginas a seguir é de suma importância em nosso país, haja vista o grande número de notícias sobre o assunto a que somos submetidos diariamente seja pela mídia falada, seja pela escrita. O assunto é tão vivo e pulsante em nossa sociedade que o frio jargão econômico inflação ganhou até vida na figura de um dragão bonachão que mesmo dormindo (ou acordado) sempre povoa o imaginário do brasileiro.O segundo capítulo apresenta uma análise detalhada a cerca das principais características de quatro séries temporais: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido pelo IBGE; o IPCA-comercializáveis; o IPCA-não comercializáveis; e a taxa de câmbio comercial R$/US$ de venda, conforme registrada pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Como é de praxe no estudo de séries temporais, cada análise é condicionada pelas conjunturas econômicas e políticas em voga no período de tempo em que são observados os dados, conjunturas estas que se encontram dispostas em um breve quadro histórico que é apresentado no decorrer de todo capítulo. No terceiro capítulo partimos para a análise das relações dinâmicas entre IPCA comercializáveis e a taxa de câmbio, procurando demonstrar com dados brasileiros a relação de longo prazo entre estas duas variáveis tal como é tradicionalmente colocada pela literatura econômica quando a mesma versa a respeito do repasse cambial (pass-through). Os resultados encontrados nesta seção, motivam as seguintes, nas quais especificamos e estimamos um modelo autoregressivo vetorial (VAR) para a inflação dos bens e serviços comercializáveis e a taxa de câmbio no Brasil e desenvolvemos por meio deste modelo uma análise referente a Causalidade no sentido de Granger entre as duas variáveis que o compõem. No quarto e último capítulo são apresentadas as conclusões do trabalho desenvolvido.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF