Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE MODELOS DE PREVISÃO DE INFLAÇÃO
Autor(es): TERENCE DE ALMEIDA PAGANO
Colaborador(es): MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
MARCELO CUNHA MEDEIROS - Coorientador
Catalogação: 07/JUN/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8455@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8455
Resumo:
O objetivo deste trabalho é obter estimativas para a taxa de inflação e compará-las àquelas da pesquisa que o BCB faz com o mercado, de modo a encontrar a melhor forma de previsão possível. Para obtermos tais estimativas, utilizaremos um modelo auto-regressivo (ARIMA), utilizando apenas valores defasados da própria variável, e um outro modelo baseado em um modelo estrutural simples com algumas modificações. O resultado esperado deste trabalho é testar se o modelo auto-regressivo, que não procura estimar relações econômicas entre variáveis, obtém previsões melhores ou piores do que o modelo estrutural, que leva em conta relações mais complexas entre as variáveis. Além disso, seria desejável obter previsões tão boas ou melhores que a média do mercado. O restante do trabalho está organizado da seguinte forma: No capítulo 2, são apresentadas as características principais do Índice Nacional de Preços ao consumidor Amplo (IPCA), assim como algumas características do modelo estrutural proposto neste trabalho. No capítulo 3, é descrito o método com o qual avaliaremos as previsões obtidas. Nos capítulos 4 e 5, trataremos detalhadamente dos modelos estrutural e auto- regressivo propostos neste trabalho. No capítulo 6, analisaremos as previsões obtidas pelos modelos e pelo Banco Central. Por fim, no capítulo 7, faremos as conclusões sobre o objeto deste trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF