Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: RELAÇÕES ECONÔMICAS E COMERCIAIS BRASIL- ÁFRICA DO SUL
Autor(es): BERNARDO GOLLO
Colaborador(es): ROBERTO MAGNO IGLESIAS - Orientador
SANDRA RIOS - Coorientador
Catalogação: 22/MAI/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8349@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8349
Resumo:
Essa monografia faz um estudo da relação do Brasil com a África do Sul, economicamente e comercialmente, e como que ele evoluiu. Mostra avanços necessários para ambos os países que tem situações econômicas parecidas, e onde que podem colaborar. Principalmente fazemos um estudo de como o Brasil pode explorar melhor o mercado sul-africano que tem um potencial importador atrativo. Motivação da monografia - Faltam análises mais detalhadas sobre os interesses comerciais brasileiros com paises em desenvolvimento como a África do Sul, por exemplo. Na área comercial, o acordo com a União Aduaneira da África do Sul ainda é muito limitado, contando com o mercado interno desses paises, mas já houve melhoras; entre 1994 e 2004, o comércio bilateral entre os dois paises passou de US68 milhões para US,30 bilhão, basicamente à expansão das exportações brasileiras aquele país, que chegou ao equivalente a 1% das exportações brasileiras totais (era 0,5% em 94). Portanto há muito a ser explorado entre esses dois paises, o sistema radar comercial ¹ selecionou no triênio 2001-2003, 450 produtos prioritários da África do Sul que representaram US$ 17,1 bilhôes de potencial importador a ser explorado, principalmente na área de petróleo e derivados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF