Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: UM CONTO DE DUAS CRISES: AS CRISES DE 1999 E DE 2002
Autor(es): MICHAEL DOUGLAS SCHUCH WOODS
Colaborador(es): ARMINIO FRAGA NETO - Orientador
MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Coorientador
Catalogação: 17/MAI/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8327@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8327
Resumo:
Essa monografia analisa as crises cambiais sofridas pelo Brasil em 1999 e 2002, comparando-as e analisando as causas próximas e fundamentais de ambas as crises. A crise de 1999 é vista sob um modelo de ataque especulativo a um câmbio fixo, usando uma taxa de câmbio flutuante sombra para identificar o momento exato da ocorrência do ataque especulativo, que causa um pulo discreto das reservas cambiais, assim evitando um pulo discreto do nível de câmbio e possibilidades racionais de lucro certo. A crise cambial de 2002 é analisada sob uma ótica de perda de confiança na solvência fiscal do país, tanto devido a fatores econômicos, mas principalmente devido a fatores políticos, no caso a eleição de um candidato de tradição política de esquerda e um discurso histórico de pregação do default da dívida externa. Tal desconfiança acabou por levar tanto a um ataque cambial, aliviado em grande parte pelo uso do câmbio flutuante, quanto a uma fuga em massa do capital externo, provocando forte alta da curva futura dos juros. A crise se deu sobre os moldes de um self-fulfilling prophecy. Além do mais, fortes fatores culturais endógenos ao Brasil contribuíram para uma forte alta da inflação, devido a fuga da moeda em direção de commodities e outras possibilidades de reserva de valor.Esse trabalho está dividido em cinco capítulos, além desta introdução. No capítulo 2, é introduzido um modelo de ataque especulativo a um câmbio fixo, e uma visão geral da natureza de tais ataques. No capítulo 3, é visto o caso da crise cambial de 1999 usando o modelo previamente discutido, além de ser descrito uma breve síntese da cronologia desse ataque e de suas causas mais imediatas, incluindo ataques a outros países, principalmente na Ásia. No capítulo 4, a crise de 2002 é analisada, incluindo tanto os fatores políticos quanto econômicos, incluindo interessantes fatores culturais nacionais que tiveram forte impacto sobre o desenvolvimento da crise. No capítulo 5, concluímos que a crise de 1999 se deveu primeiramente a fatores econômicos enquanto que a de 2002 principalmente a fatores políticos, e que enquanto a primeira teve um ar de inevitabilidade a segunda poderia ser descrita como não necessária no que se refere estritamente ao plano econômico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF