Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O DESENVOLVIMENTO DA UNIÃO EUROPÉIA
Autor(es): MARIANA MARINS GONCALVES
Colaborador(es): FRANCISCO JOSE ZAGARI RIGOLON - Orientador
Catalogação: 17/MAI/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8323@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8323
Resumo:
O objetivo desse trabalho é analisar como ocorreu o desenvolvimento da União Européia, abordando a discussão política e econômica da União Monetária Européia (UME). Será apresentado a evolução histórica, os documentos necessários para a criação da UME e as idéias que foram levadas em conta para que a unificação monetária européia fosse alcançada (idéias clássicas de áreas monetárias ótimas). O trabalho visa ainda analisar o estado de convergência macroeconômica entre os países membros antes e depois da efetiva introdução do euro, de forma que seja possível identificar as principais mudanças ocorridas no processo. Para isso, o trabalho foi dividido em quatro seções principais, além da introdução e da conclusão. A seção 2 apresenta e analisa as idéias clássicas das áreas monetárias ótimas. Seu foco principal é a convergência necessária, a integração comercial, a livre mobilidade dos fatores, estabilidade macroeconômica (disciplina fiscal, independência dos bancos centrais, etc). A seção 3 aborda o desenvolvimento da Europa desde o fim da segunda guerra mundial, com a economia destruída desses países, a criação do Sistema de Bretton Woods, suas conseqüências e o motivo para o seu fracasso. Na seção 4 serão destacados os principais pontos do Tratado de Maastricht, mostrando os critérios de convergência exigidos para a participação na união monetária e explica as três etapas necessárias até a unificação monetária. Nesta seção a crise de setembro de 1992 também será abordada e como a formação da união monetária continuou após a crise. A seção 5 avalia como os países têm se mostrado após a formação da união monetária e da introdução do euro em janeiro de 2002. A seção apresenta ainda uma análise de dados que mostra como os requisitos para a unificação foram sendo atendidos. Será realizada uma análise dos principais indicadores macroeconômicos dos países membros da União Monetária Européia como taxa de inflação, finanças públicas, taxas de juros de longo prazo e das taxas de câmbio, a fim de analisar a convergência dos países membros da UME antes e depois da introdução do euro. Por fim, a seção pondera se a Europa é ou não uma área monetária ótima e considera a questão das diversas reformas estruturais que ainda precisam ser feitas para que uma maior integração econômica da região seja possível.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF