Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: EMISSÃO DE ADRS POR EMPRESAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE O EFEITO DE SINALIZAÇÃO
Autor(es): FABRICIO RIBEIRO RODRIGUES D ALMEIDA
Colaborador(es): WALTER NOVAES FILHO - Orientador
Catalogação: 15/MAI/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8295@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8295
Resumo:
No Brasil, a percepção dos investidores quanto à adesão de uma empresa às normas que regem os ADRs, como melhorias nas práticas de Governança Corporativa, é um fato a ser analisado. O acesso a um mercado de capitais menos imperfeito e que ofereça maiores seguranças aos acionistas minoritários brasileiros deve fazer com que investidores locais estejam dispostos a pagar um prêmio nas ações que emitem ADRs. Por conseqüência, o valor destas ações tenderia a subir na data do anúncio da emissão da ADR, auferindo nesta data retornos acima dos do mercado. O objetivo deste trabalho é testar a hipótese acima. Ou seja, será que os investidores brasileiros estão dispostos a pagar um prêmio por ações que emitem ADRs? Para testar esta hipótese, foi usada uma metodologia bastante utilizada em finanças: a análise de eventos.O segundo capítulo discorre sobre como foi criado o mecanismo dos ADRs, sua história, apontando suas funções econômicas como alocação de recursos globais, além de explicitar seus diferentes tipos e funções. No terceiro capítulo, é apresentada a metodologia econométrica que será utilizada para realizar os testes que comprovam a conjectura suposta por este trabalho. No quarto capítulo, são definas a base de dados e a forma como estes foram tratados para se adequar às exigências metodológicas do capítulo anterior. Finalmente, no capítulo quinto, são mostrados os resultados dos testes que comprovam a hipótese de criação de valor para os acionistas minoritários no Brasil quando ocorre a emissão de ADR.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF