Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMPARAÇÃO DE MODELOS ANALÍTICO E NUMÉRICO SOBRE DESCONTINUIDADE NUM VASO DE PRESSÃO
Autor(es): PEDRO DRUMMOND DE PAULA LABOURIAU
Colaborador(es): JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
Catalogação: 15/MAR/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7930@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7930@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7930
Resumo:
O presente trabalho é um estudo comparativo entre um modelo analítico de descontinuidade de tensões para vasos de pressão e o método numérico, de elementos finitos através de um software de simulação (ANSYS), neste caso um vaso de pressão com tampa reta. Também são apresentadas comparações entre diferentes tipos de análise no software a fim de se determinar o melhor modelo para o dado caso. Em primeiro lugar foram feitos os cálculos pelos métodos analíticos de descontinuidade de tensões. Estes cálculos foram implementados em um software de cálculo, o MatCad. As equações de descontinuidade nos permitem calcular as tensões principais, circunferencial e longitudinal exatamente no ponto desejado, na região de descontinuidade. Os modelos numéricos analisados diferem em seu tipo de elemento, os quais são: elementos de casca, elementos sólidos e axissimétricos. Cada um deles feito com um certo tipo de malha e no caso axissimétrico foram feitas malhas diferentes para efeito comparativo entre o tamanho dos elementos e conseqüentemente a quantidade dos mesmos. Feitos os modelos analítico e numérico, pôde-se fazer as comparações desejadas chegando-se à conclusão do projeto. Comprovou-se que os diferentes tipos do modelo numérico são parecidos, ou seja, com resultados pouco diferentes, mas que diferem mais quando estes modelos têm elementos de tamanhos diferentes. E ainda, estes resultados numéricos, diferem também relevantemente do resultado analítico, o que não impede a comprovação de um resultado coerente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF