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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE INJEÇÃO DE OXIDANTE NA QUEIMA DE COMBUSTÍVEL LÍQUIDO EM FORNOS DE REFUSÃO DE ALUMÍNIO
Autor(es): LUCIANO FELIPE DE C RODRIGUES
Colaborador(es): ANGELA OURIVIO NIECKELE - Orientador
Catalogação: 14/MAR/2006 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7910@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7910@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7910
Resumo:
A otimização do processo de refusão de alumínio é de extrema importância para otimizar e aumentar a eficiência do processo de fabricação de alumínio. No entanto, problema é altamente complexo, pois o escoamento é turbulento, envolve altas temperaturas, o que implica que o fenômeno de transferência de calor por radiação é dominante e também envolve o fenômeno de combustão. Além da complexidade do escoamento, o número de variáveis que governa o fenômeno é muito elevado. Além da geometria do forno e o combustível a ser utilizado influenciarem significativamente o processo, as condições de injeção do oxidante também são extremamente relevantes para a avaliação da eficiência da combustão e do custo do processo. As características do processo de combustão são fortemente influenciadas pela escolha entre oxigênio ou ar. Em princípio, a combustão com oxigênio deveria ser mais eficiente, porém, o ar é mais abundante e conseqüentemente mais barato, porém gera Nox, um poluente adicional, altamente indesejável. Logo a escolha da condição de injeção não é trivial, necessitando analisar com detalhes a distribuição de temperatura dentro do forno, as características da chama, a uniformidade do fluxo de calor sobre a superfície do alumínio, assim como o teor de água. O presente trabalho apresenta os resultados de simulações numéricas utilizando o software comercial FLUENT, analisando as reações do combustível líquido tanto ar como oxigênio.
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