Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DOAÇÃO DE SANGUE: UMA VISÃO DO CONSUMIDOR
Autor(es): ANELISE VIEIRA CARNEIRO
Colaborador(es): MARCUS WILCOX HEMAIS - Orientador
Catalogação: 03/FEV/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75276@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75276
Resumo:
A doação de sangue no Brasil é um ato voluntário. Por isso, faz-se ainda mais importante que se entenda o doador e potencial doador para que o marketing possa influencia-los de maneira persuasiva. Através de um questionário respondido por 240 indivíduos, foi possível delinear o perfil do doador de sangue e entender as diferenças de motivações e obstáculos entre doadores e não doadores. Para os doadores, os maiores fatores motivacionais são o altruísmo, a consciência de que o sangue sempre é necessário e o reconhecimento do bom trabalho da hemorrede. O que os impede de doar com maior frequência é o estilo de vida, falta de tempo, e a inconveniência do local e horário de doação. Para os não doadores, fica claro que a maior barreira é o medo, seja de agulhas, de passar mal ou de ver sangue. A hemorrede pode, portanto, utilizar essas informações para campanhas de recrutamento e manutenção de doadores, visando o aumento dos estoques de sangue e, ultimamente, o bem da população brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF