Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A EMANCIPAÇÃO DA MULHER ROMANA NO IMPÉRIO ATRAVÉS DO NOVO VALOR DO AMOR E DO CASAMENTO
Autor(es): ADRIANE BRITO YAZEJI
Colaborador(es): ISABELA FERNANDES SOARES LEITE - Orientador
Catalogação: 02/FEV/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75249@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75249
Resumo:
No Império de Augusto os valores do casamento se transformam de forma jamais vista na história da sociedade romana da Antiguidade. O que fomentou este processo foi a mudança radical no novo quadro político da passagem da República para o Império, em que o homem-cidadão da aristocracia perde parte da sua autoridade. Na República, tanto na política quanto no casamento, o papel do cidadão foi rigorosamente definido e garantido pelos valores da tradição. Já no Império, por conta das reformas do Princeps Augusto, o homem-cidadão perde a autonomia irrestrita no exercício da política e na relação conjugal. Surge, então, uma nova forma de funcionamento nas relações conjugais, que passam a se inscrever na reciprocidade afetiva e na dependência recíproca entre os cônjuges. A partir do início do Império, o casamento, portanto, encontra seu alicerce na simetria e no amor entre o homem e a mulher. Neste cenário cultural ocorre a emancipação da mulher romana através deste processo de valorização do casamento, do amor e do espaço provado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF