Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MODELAGEM DO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CICLOHEXANO-ETANOL VIA MODELOS DE PENG-ROBINSON E UNIQUAC
Autor(es): MATHEUS VASCONCELLOS SCHETTINO
Colaborador(es): ROGERIO NAVARRO CORREIA DE SIQUEIRA - Orientador
Catalogação: 29/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75225@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75225
Resumo:
A equação de Peng – Robinson é quem sabe um dos pilares da termodinâmica computacional, devido a sua ampla capacidade de ser utilizada em inúmeras situações distintas. No entanto, foi observado que seu uso na modelagem de sistemas com forte assimetria, em especial a nível molecular, seus resultados têm deixado a desejar. Alguns destes modelos, como o sistema ciclo-hexano etanol estudado, têm grande relevância no âmbito da destilação, uma vez que o ciclo hexano tem sido estudado como substituto menos tóxico ao uso do benzeno na obtenção do etanol anidro. Assim, uma vez que é grande importância conseguir resultados confiáveis para a modelagem deste sistema, foi posto como estratégia alternativa, mexer nas regras de mistura, por exemplo, introduzindo as regras assimétricas. Finalmente, deve-se considerar que sistemas assimétricos estão presentes em diversos âmbitos da engenharia química. Assim é interessante comprovar a viabilidade desta modelagem para aplicar esta metodologia não só ao sistema estudado, mas sim também para outros que tenham esta característica de assimetria entre seus componentes. Os algoritmos iterativos foram eficientes na criação de curvas TemperaturaxComposição para, criando uma base de dados com diferença média relativa entre dados experimentais e simulados de até 1,7 por cento. Dos estudos realizados, se mostrou claro que o uso de quatro parâmetros para equação UNIQUAC se mostrou consideravelmente mais eficiente do que utilizando dois apenas, e que a aplicação tanto de fatores de peso quanto do parâmetro termodinâmico Delta12 não apresentaram melhoria na otimização dos dados apresentados, além disso a função objetivo relativa sendo preferida à quadrática, visto que a otimização utilizada que apresentou dados mais fidedignos foi a com Quatro parâmetros para equação UNIQUAC e função objetivo relativa. O algoritmo preditivo se mostrou ineficiente no desenvolvimento de gráficos que apresentavam o espaço PressãoxComposição à partir das bases de dados previamente desenvolvidas (de espaço TemperaturaxComposição), de forma que estes sentiram distorção significativa em relação aos dados experimentais coletados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF