Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MODELAGEM DO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DO SISTEMA CICLOHEXANO-ETANOL EMPREGANDO OS MODELOS DE PENG-ROBINSON E UNIQUAC
Autor(es): JONATHAN MELO DE AZEVEDO
Colaborador(es): ROGERIO NAVARRO CORREIA DE SIQUEIRA - Orientador
Catalogação: 29/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75219@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75219
Resumo:
A modelagem do equilíbrio líquido-vapor de sistemas não-ideais aliada à estimação de parâmetros confiáveis, tanto para esses sistemas quanto para os componentes que o formam, possui uma grande relevância tecnológica no âmbito da engenharia química, em especial para a destilação azeotrópica. Nesse cenário, o seguinte trabalho teve como objetivo criar uma base de parâmetros consistentes para o sistema ciclohexano-etanol e seus componentes, através de otimizações envolvendo o algoritmo de busca local SIMPLEX, bem como realizar a modelagem desse sistema e fazer comparações com dados experimentais. A modelagem foi realizada utilizando a equação de estado de Peng-Robinson, o modelo de coeficiente de atividade UNIQUAC, bem como a regra de mistura clássica e a regra de mistura de Wong-Sandler. Tanto a modelagem quanto a otimização foram feitas através do software MATLAB. O presente trabalho mostrou a importância que uma boa otimização dos parâmetros dos componentes puros tem para a modelagem do diagrama de fases como um todo. Mostrou também que para o sistema ciclohexano-etanol, a melhor abordagem utilizada tanto para calcular o diagrama de fases, quanto para prever a composição do ponto azeotrópico, foi a abordagem gama-phi com regra de mistura de Wong-Sandler, uma vez que o desvio relativo médio com relação à pressão calculado no diagrama de fases no espaço Pxz não excedeu 2 porcento em nenhuma temperatura (tabela 11), enquanto que o desvio relativo médio com relação à composição não excedeu 3 porcento em nenhuma temperatura (tabela 12), além de conseguir prever a composição do ponto azeotrópico em todas as temperaturas, com desvio relativo não mais que 6 porcento (tabela 13). Por fim, o comportamento termodinamicamente inconsistente observado próximo a região do ponto azeotrópico, em todos os diagramas calculados e em todas as abordagens, mostra que sua presença pode ser fruto do efeito conjunto dos parâmetros geométricos e dos parâmetros energéticos otimizados no presente trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF