Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AVALIAÇÃO QUÍMICA E TOXICOLÓGICA DE INSUMOS DE USINAS SIDERÚRGICAS
Autor(es): JULIA DE SOUSA PEREIRA
Colaborador(es): ADRIANA GIODA - Orientador
ANNA DE FALCO - Coorientador
Catalogação: 29/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75218@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75218
Resumo:
A quantidade de aço produzido por um País, é um importante indicador do seu desenvolvimento econômico. No Brasil não poderia ser diferente, ao longo de mais de um século, houve grandes projetos e investimentos no setor siderúrgico brasileiro. Obviamente toda ação humana gera impactos ambientais de maior ou menor grau: no caso da indústria siderúrgica, sua produção gera grande quantidade de resíduos nocivos e prejudiciais, tanto para o meio ambiente, quanto para a comunidade que vive ao entorno dessas áreas industriais, e, também, para os trabalhadores dessas indústrias. Efluentes liberados pelo sistema de exaustão dessas indústrias são os grandes responsáveis pela poluição atmosférica nessas regiões, resultando em efeitos negativos sobre a saúde e qualidade de vida dessa população. O material particulado é um dos principais poluentes atmosféricos liberados, seja do próprio processo industrial, quanto em forma de poeira dos estoques de insumos. Dessa forma, neste trabalho foi feita uma avaliação química, através da técnica de espectrometria de massa com plasma acoplado indutivamente dos insumos do processo industrial extraídos, sendo eles: carvão britado bruto de coqueria; carvão britado JBI de coqueria; carvão britado CFS de coqueria; mistura carvão/coqueria; escória granulada de alto-forno; coque de sinterização moído e minério SFHT. Também foram feitos testes toxicológicos in vitro em duas linhas de leveduras comerciais, Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces boulardii.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF