Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROJETO BÁSICO DE ENGENHARIA DE UMA PLANTA DE PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REUSO A PARTIR DE ESGOTO SANITÁRIO UTILIZANDO BIORREATOR COM MEMBRANAS E OSMOSE INVERSA PARCIAL
Autor(es): LARISSA GILS VASCONCELLOS VANDALETI
PEDRO GONCALVES FERREIRA
Colaborador(es): ROBERTO BENTES DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 29/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75213@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75213
Resumo:
Este trabalho desenvolveu, utilizando a metodologia FEL, o projeto básico de engenharia de uma planta integrada de tratamento de esgoto doméstico empregando tecnologias que visam a melhoria da qualidade da água tratada, com destaque especial para o biorreator aeróbico com membranas e para a osmose inversa parcial. O projeto visa produzir água de reuso, removendo, de forma eficaz e segura, compostos de difícil tratabilidade, como: resíduos de produtos de limpeza, remédios, cosméticos, micro e nanoplásticos, entre outros. Foram desenvolvidos um diagrama de blocos, com representação completa do processo, e dois fluxogramas de processo, com representação simplificada das partes hidráulica e de instrumentação da planta. Desenvolveu-se também as memórias de cálculo contendo o balanço de massa e o dimensionamento dos principais equipamentos do processo. No total foram identificadas 87 correntes de processo, sendo calculados os dados de vazão, pressão, temperatura e composição das principais (23 correntes). Utilizando resultados típicos obtidos em plantas similares, foi possível observar uma recuperação global de 78,7 por cento da água tratada, com remoções, a partir do esgoto sanitário bruto, de 99,70 por cento da DQO, 99,86 por cento da DBO, 99,50 por cento de COT e 99,99 por cento da turbidez.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF