Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS FUNCIONALIZADOS CONTENDO SÍLICA OBTIDA DAS CINZAS DA CASCA DE ARROZ PARA A PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS
Autor(es): NATHALIA TOSTE DA SILVA
RAYSA BRANDAO SOARES SILVA
Colaborador(es): MARIA ISABEL PAIS DA SILVA - Orientador
Catalogação: 29/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75207@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75207
Resumo:
A busca por alternativas mais favoráveis ao meio ambiente tem crescido com o passar dos anos. A preocupação com a queima de combustíveis fósseis e sua consequente emissão de gases poluentes na atmosfera vêm ganhando força devido ao efeito estufa e suas consequências. O uso de insumos provenientes de biomassa para tornar a cadeia produtiva mais limpa e com menos resíduos no ambiente vem sendo adotado. Estudos para utilização da cinza da casca de arroz como fonte de sílica, utilizada como suporte catalítico para metais, vêm ganhando mais ênfase no mundo científico. A impregnação desses metais na sílica, forma um material que executa o papel de catalisador em processos de produção de químicos, incluindo os biocombustíveis. O seguinte trabalho descreve a síntese e caracterização de dois materiais que possam apresentar potencial catalítico para produção de combustíveis. Em ambas as estruturas se utilizou como suporte a sílica extraída de cascas de arroz parcialmente carbonizadas (CAPC). O cobalto está presente nestas estruturas, em uma delas suportado diretamente sobre a sílica, enquanto que na outra, presente na rede metalorgânica (Metal Organic Framework MOF) e na sílica. Na avaliação e caracterização da funcionalidade dos materiais sintetizados, foram realizados ensaios de microscopia eletrônica de varredura (MEV), estabilidade térmica (TGA), florescência de raios x (FRX), cristalinidade (DRX), análise da área superficial e volume de poros.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF