Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A LOGÍSTICA REVERSA NA CADEIA DE VALOR PÓS CONSUMO DO SETOR DE ELETRÔNICOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IBM BRASIL
Autor(es): ISABELLA DA SILVA MARTINS
Colaborador(es): ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador
Catalogação: 28/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75176@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75176@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75176
Resumo:
A atenção dada em todo o mundo às questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental vem crescendo a cada ano. O descarte de lixo eletrônico, que ultrapassa no mundo os 50 milhões de toneladas anuais, além de incorreto, não tem conseguido acompanhar o ritmo de consumo acelerado, causando sérios riscos ao meio ambiente e à saúde humana, por conta das substâncias nocivas liberadas. Esta realidade impraticável tem despertado a consciência de todos e induzido a uma nova postura das empresas, pressionadas em atender a crescente sensibilidade ecológica dos consumidores, novas legislações voltadas para as causas ambientais, novos padrões de competitividade de serviços ou ganhos em imagem corporativa e vantagem competitiva. É neste contexto que a logística reversa vem ganhando destaque, ao se preocupar com o retorno dos produtos de pós-consumo ou pós-venda ao ciclo produtivo. Este projeto de pesquisa consistiu em um estudo de caso sobre um departamento específico da IBM, conhecido como Global Asset Recovery Services (GARS), serviço global de recuperação de ativos, que seriam produtos eletrônicos de pós-consumo, com o objetivo de analisar as iniciativas da empresa neste sentido e identificar suas razões, dificuldades e os resultados alcançados. Para ajudar a explicar esta questão, este projeto se utilizou de uma pesquisa documental e de campo. Os resultados permitiram identificar que a preservação do meio ambiente e a preocupação com as exigências legais estão entre as razões mais relevantes para os investimentos feitos nesta atividade, e entre as principais dificuldades de gerenciamento dos fluxos logísticos estão as questões legais, a ausência de estímulo governamental e as relações colaborativas com fornecedores. Porém, ainda assim a IBM consegue transformar obstáculos e barreiras em desafios e é capaz de lucrar de maneira responsável, visando o bem estar coletivo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF