Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: POR QUE UMA EMPRESA ABRE O CAPITAL? O CASO DA NATURA COSMÉTICOS S.A
Autor(es): MARIANA VILMAR
Colaborador(es): GUSTAVO SILVA ARAUJO - Orientador
Catalogação: 22/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75083@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75083@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75083
Resumo:
As empresas buscam constantemente a captação de recursos financeiros para o desenvolvimento e aprimoramento de seus projetos. A abertura de capital é uma alternativa que pode ajudá-las neste processo, pois é um financiamento por meio da emissão de ações, representando um custo menor comparando aos praticados nos financiamentos bancários. A abertura de capital pode ter como objetivo a captação de recursos no mercado ou simplesmente ser uma estratégia da empresa. O objetivo deste estudo é analisar os motivos que levam uma empresa a abrir o seu capital, vantagens, desvantagens desse processo e como manter a condição de companhia aberta. Será utilizada como estudo de caso a empresa Natura Cosméticos S.A, que abriu o seu capital em maio de 2004.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF