Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: RELAÇÃO ENTRE TAMANHO DO GOVERNO E DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL
Autor(es): RICARDO NOGUEIRA MARTINS
Colaborador(es): MAINA CELIDONIO DE CAMPOS - Orientador
Catalogação: 19/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75042@1
Resumo:
Este trabalho investiga a relação entre o tamanho do governo, medido pela porcentagem de votos em partidos de esquerda e direita, e a desigualdade de renda nos estados brasileiros. Utilizando dados do IPEA e do TSE, foram analisados indicadores como o Índice de Gini, a proporção de indivíduos em extrema pobreza e a renda per capita, além da influência de programas de redistribuição, como o Bolsa Família. A metodologia empregada foi a de diferenças em diferenças (DID), que compara mudanças nas variáveis de interesse antes e após eleições, controlando por fatores regionais e temporais. Os resultados não mostraram uma correlação estatisticamente significativa entre os indicadores de desigualdade e a troca de ideologia de governo, sugerindo que outros fatores, como corrupção e educação, podem ter maior influência nas escolhas eleitorais. Conclui-se que, embora a desigualdade seja um problema grave no Brasil, sua redução requer políticas que vão além da redistribuição de renda, incluindo investimentos em oportunidades e meritocracia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF