Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTUDO DE CASO DA EMISSÃO DE DEBÊNTURES DA SENDAS DISTRIBUIDORA S.A., EMPRESA ASSAÍ ATACADISTA
Autor(es): TIAGO CALLEGARIO PENNA BASTOS
TIAGO CAMILO DA CUNHA FERREIRA
Colaborador(es): ---
Catalogação: 16/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=75022@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.75022
Resumo:
O presente trabalho analisa a capacidade de pagamento da 13ª emissão de debêntures da Sendas Distribuidora S.A. (Assaí Atacadista), identificada pelo código ASAIA3, à luz de uma modelagem financeira orientada à análise de crédito corporativo. A pesquisa contextualiza a relevância das debêntures no mercado de capitais brasileiro, descreve o modelo de negócios do Assaí e examina sua evolução operacional, estrutura de capital e dinâmica concorrencial no setor de atacarejo. A metodologia aplica um modelo pré-IFRS 16, de base “cash-based”, que desconsidera efeitos contábeis não caixa, como depreciação, amortização e ajustes de arrendamento, integrando DRE, Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa e projetando receita, EBITDA, fluxo de caixa livre e dívida entre 2025 e 2029. Para isso, o estudo incorpora premissas de crescimento orgânico, produtividade, curva de maturação de lojas, SSS, CAPEX e sazonalidade, bem como o cronograma de amortização das debêntures vigentes. Os resultados indicam que a companhia apresenta robusta geração de caixa operacional, resiliência setorial e trajetória consistente de desalavancagem, suportando o serviço da dívida previsto para a ASAIA3. Sendo assim, o Assaí demonstra adequada solvência e perfil de risco compatível com a percepção de mercado refletida em seus spreads recentes. Complementarmente, foi desenvolvido um cenário de estresse, baseado em uma hipotética consolidação entre Carrefour Atacadão e Grupo Mateus e em choques plausíveis de margem, despesas operacionais e capital de giro, a fim de testar a resiliência financeira da companhia. Verifica-se que, nessas condições adversas, a Assaí Atacadista não geraria caixa suficiente para honrar integralmente o serviço da dívida até o pico de amortizações em 2029.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF