Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE FUNDAMENTALISTA DA TAESA TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A.
Autor(es): EDUARDO DA CUSTODIA BACHUR
RAFAEL MORAIS BRAGA ALVES
Colaborador(es): RENATO DE VIVEIROS LIMA - Orientador
Catalogação: 16/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74990@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74990
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo calcular o valor justo das ações da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (TAESA), utilizando o método de fluxo de caixa descontado (FCD). A análise é baseada nos dados financeiros históricos da empresa e em projeções de desempenho futuro que consideram fatores macroeconômicos e setoriais. O estudo aplica um modelo de Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) de 11,45 reais para determinar a taxa de desconto. A metodologia se destaca por adotar um período de projeção explícito de 31 anos (2025-2055), refletindo o longo prazo dos contratos de concessão, seguido pelo cálculo de um Valor Terminal na perpetuidade com taxa de crescimento (g) de 3,50 porcento. As premissas de reinvestimento (CAPEX) e capital de giro foram modeladas anualmente. A TAESA foi selecionada para este estudo devido ao seu papel estratégico no setor de transmissão de energia no Brasil, sendo o segmento caracterizado pela alta previsibilidade de receitas (RAP) e pela estabilidade. O histórico de distribuição de dividendos da companhia e a sua relevância para a viabilização da transição energética no país justificam a necessidade de uma avaliação detalhada do seu valor. Os resultados do modelo indicam um Valor da Firma (Enterprise Value) entre 22,31 bilhões e 23,15 bilhões de reais. Após a dedução da Dívida Líquida, o Valor Patrimonial resultante situou-se entre 12,96 bilhões e 13,80 bilhões de reais. Com base no número total de ações (1.033.496.721) e na composição da Unit, o valor justo apurado situa-se na faixa entre 37,63 e 40,06 reais por Unit TAEE11. A conclusão do trabalho compara este valor intrínseco com a cotação de mercado, fornecendo insights sobre se a empresa está potencialmente subvalorizada ou sobrevalorizada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF