Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: LOGÍSTICA DE LAST MILE: UM ESTUDO DE CASO DA PROLOG TRANSPORTES
Autor(es): ARTHUR CORRÊA GUARÇONI
JUAN MARCO TEIJEIRA CEREJO MARTINS
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 16/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74980@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74980
Resumo:
O desenvolvimento do e-commerce no Brasil ampliou a importância da logística de last mile, em especial em operações que impõe uma alta precisão e dinamismo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a operação de logística de last mile da empresa Prolog Transportes na região metropolitana do Rio de Janeiro, analisando seus processos e sugerindo melhorias à luz da literatura. A pesquisa teve como base visitas à empresa, entrevistas, dados internos de relatórios operacionais e estudo da literatura sobre o tema. Os resultados evidenciam que a possui uma operação consolidada, por prazos médios de entrega abrangendo de 12 e 24 horas, apresentando uma taxa de devolução de aproximadamente 2,3 porcento e cumprimento de SLA (Service Level Agreement) por volta de 96,8 porcento, indicadores esses que estão acima da média no que se refere ao mercado de atuação. A empresa utiliza diversos sistemas de software e implementou uma Torre de Controle na gestão e execução da sua operação, realizada com frota terceirizada, entretanto, observam-se oportunidades de melhoria em relação ao uso consistente de tecnologias de validação de entrega, planejamento preditivo com base nas informações obtidas em tempo real e ações voltadas a uma logística mais sustentável. Conclui-se que a possui uma operação eficiente e que segue em crescimento, marcada pela inovação e uso de processos integrados por sistemas digitais. O trabalho de pesquisa oferece insights úteis para os profissionais da área e contribui com um estudo de caso prático e evidências empíricas que geraram aprendizados para o incremento da literatura sobre logística de last mile.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF