Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ROMPENDO COM O PASSADO: A GESTALT-TERAPIA COMO FERRAMENTA PARA ELABORAR PADRÕES RELACIONAIS CODEPENDENTES
Autor(es): ISABELLA CUSTODIO CESAR
Colaborador(es): LUIZ JOSE VERISSIMO - Orientador
Catalogação: 14/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74926@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74926
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir, a partir de uma revisão bibliográfica, sobre as contribuições da Gestalt-terapia para a compreensão e elaboração de padrões relacionais marcados pela codependência. A codependência é compreendida aqui como uma forma de se relacionar caracterizada pela dificuldade de reconhecer os próprios limites, pela constante priorização das necessidades do outro e pela repetição de vínculos afetivos disfuncionais. Com base nos fundamentos da Gestalt-terapia, como o conceito de aqui-agora, o exercício da awareness e a qualidade do contato, discute-se de que maneira esses princípios podem favorecer a ampliação da percepção sobre esses padrões e abrir espaço para escolhas mais coerentes com as necessidades reais do indivíduo. São utilizados autores como Perls, Yontef, Polster, Norwood e Mellody, entre outros, cujas contribuições enriquecem o diálogo entre teoria e prática clínica. Ao enfatizar a presença e a escuta da experiência no momento em que ela acontece, a Gestalt-terapia oferece caminhos para reorganizar os modos de se vincular, promovendo relações mais conscientes, equilibradas e autênticas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF