Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DOM CASMURRO EM UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA: NARRATIVA DE BENTINHO E ATRAVESSAMENTOS DO INCONSCIENTE
Autor(es): ANA CLARA QUEIROGA ANDRADE
Colaborador(es): REBECA NONATO MACHADO - Orientador
Catalogação: 14/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74904@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74904
Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo re um estudo da obra literária Dom Casmurro, de Machado de Assis, publicada em 1899, pelo viés psicanalítico, possibilitando uma intersecção entre a literatura e a psicanálise durante uma análise mais aprofundada da narrativa de Bentinho. Esse trabalho abre espaço para que livros ficcionais possam ser vistos e usados como formas de acesso ao inconsciente do sujeito, além de demarcar no discurso do personagem conceitos psicanalíticos desenvolvidos por Freud. Na pesquisa bibliográfica, foi usado como exemplo o Caso Schreber, relatado por Freud em uma de suas obras, em que o psicanalista fez uma análise do caso sem se encontrar presencialmente com o paciente, tendo acesso apenas às suas anotações. Assim como no caso citado, o objetivo do artigo é possibilitar que a literatura e a psicanálise possam andar juntas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF