Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A QUESTÃO DA TRANSFERÊNCIA NA TÉCNICA PSICANALÍTICA: APROXIMAÇÕES E DISCORDÂNCIAS ENTRE SIGMUND FREUD E SÁNDOR FERENCZI
Autor(es): MARCELE MAIA PORTOCARRERO GONÇALVES
Colaborador(es): MARCUS ANDRE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 09/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74816@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74816
Resumo:
O presente trabalho pretende abordar a teoria criada por Sigmund Freud, sua aplicação prática no atendimento psicanalítico especificamente no que concerne ao conceito de transferência, com relação às críticas e as contribuições de Sándor Ferenczi, para o estudo e aplicação da técnica. O enfoque será o tema da elasticidade da técnica, definida por Ferenczi como técnica ativa em comparação com as indicações de Freud sobre a interpretação da transferência. Esses pontos serão levantados como alicerces, para que sejam analisadas as aproximações e discordâncias entre eles, sendo o trabalho um convite à reflexão sobre a técnica utilizada para atendimento psicanalítico. Para isso, teremos como base principal, os textos A dinâmica da Transferência, de Sigmund Freud, Observações sobre o amor transferencial, de Sigmund Freud, e Elasticidade da Técnica de Sándor Ferenczi. E a leitura feita por diversos estudiosos interessados no tema.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF