Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: IMPERATIVOS INTERROMPIDOS DO SUPEREU: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA DO CONCEITO PSICANALÍTICO EM FREUD E LACAN
Autor(es): GEISA KARLA OLIVEIRA DE ASSIS
Colaborador(es): MARCUS ANDRE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 07/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74776@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74776
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é estudar o conceito psicanalítico do supereu trilhando alguns caminhos que o estudo deste conceito nos leva, principalmente aqueles que nos encaminham ao supereu como voz de um imperativo interrompido. Para isto, abordamos a gênese do supereu no Édipo e na instância crítica, e sua íntima relação com objeto a voz. Ilustramos a vivência com este objeto, a partir das vivências de alucinação auditiva na psicose e da experiência de conversão ao cristianismo de Paulo, experiências com a voz como um imperativo interrompido que reclama obediência e convicção. A mesma voz que exprime o supereu, ao reclamar o seu imperativo: Goza!
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF