Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTRUTURA SETORIAL E DESEMPENHO ECONÔMICO: AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS AVALIADAS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMPROVAM A TEORIA DE PORTER?
Autor(es): ANTONIO CESAR CAVALCANTE VARZIM
Colaborador(es): MARTIM FRANCISCO DE OLIVEIRA E SILVA - Orientador
Catalogação: 05/JAN/2026 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74706@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74706@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74706
Resumo:
O objetivo desta monografia foi verificar se a estrutura competitiva setorial, conforme o modelo das Cinco Forças de Porter, influencia a rentabilidade de indústrias norte-americanas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 91 indústrias, utilizando um assistente de inteligência artificial para avaliar as forças competitivas e compará-las aos resultados financeiros nos períodos de 2019-2023 e 2014-2023. Percebeu-se que o equilíbrio entre as forças apresentou correlação positiva com a rentabilidade no horizonte de 2014 a 2023. Contudo, a sua intensidade média não demonstrou relação estatisticamente significativa com o desempenho financeiro das indústrias. Os resultados sugerem que a configuração estrutural importa mais pela sua homogeneidade do que pela intensidade média das suas forças.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF