Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TECNOLOGIAS, MODOS DE SER NA CONTEMPORANEIDADE E AS POSSIBILIDADES DIANTE DA BIOLOGIZAÇÃO DO SUJEITO
Autor(es): PRISCILA BEVILAQUA SERTÃ
Colaborador(es): DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - Orientador
Catalogação: 22/DEZ/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74659@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74659
Resumo:
Na atualidade, é fundamental pensarmos a constituição do sujeito associada às interferências cada vez mais marcantes das tecnologias médicas e da informação. Considerando este fato, o presente trabalho se propõe a problematizar a relação entre as novas tecnologias e a formação de uma subjetividade orientada especialmente pela biologia. Para avaliar este fenômeno que tanta afeta a contemporaneidade, recorremos aos temas da biossociabilidade e bioascese, e seus consequentes culto ao corpo e exteriorização da subjetividade, em interlocução com as novas tecnologias, nestes casos, de promoção de saúde e beleza e de visibilidade, respectivamente. Por outro lado, foi levantada a questão das tecnologias e sua correlação com o biopoder, e sua decorrente compreensão de um sujeito estabelecido por leis cerebrais. Estas duas vertentes estabelecem a formação de uma noção biológica sobre o sujeito, que pretende ser revisada por teóricos das áreas das ciências humanas e sociais e por indivíduos leigos que não a aceitam. Tais resistências à biologização do sujeito serão expressas no último capítulo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF