Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: TÉCNICAS DE ATUAÇÃO NO AUDIOVISUAL: OS SUCESSORES DE STANISLAVSKI
Autor(es): FERNANDA JUNQUEIRA LOURENÇO
Colaborador(es): MARCIA ANTABI - Orientador
Catalogação: 16/DEZ/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74600@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74600
Resumo:
Este artigo investiga as técnicas de atuação no audiovisual, discutindo sua relevância para a formação do ator. A pesquisa analisa como diferentes métodos de interpretação permitem que o trabalho do ator não dependa apenas da inspiração, mas se apoie em fundamentos consistentes. São destacadas as contribuições de Stanislavski e sua influência em diretores americanos como Ivana Chubbuck, Lee Strasberg, Sanford Meisner, Stella Adler e Uta Hagen, enfatizando as particularidades e complementaridades de cada abordagem. O estudo também analisa cenas do filme Kramer vs. Kramer (Robert Benton, 1979), observando a atuação de Dustin Hoffman e Meryl Streep sob a perspectiva do realismo. Parte-se da premissa de que essas correntes não se excluem, mas se complementam, cabendo ao ator realizar escolhas conscientes e adaptá-las às necessidades de cada cena.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF