Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROJEÇÕES DO IMAGINÁRIO E PSICOLOGIA APLICADA: PIPA MÉTODO E PRÁXIS
Autor(es): IANA CAROLINA MACIEL FRANZA
Colaborador(es): ALVARO DE PINHEIRO GOUVEA - Orientador
Catalogação: 16/DEZ/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74598@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74598
Resumo:
O trabalho terapêutico com argila coloca o sujeito em contato ativo com o mundo das coisas. Nas projeções do imaginário, a liberdade de expressão e o lúdico possibilitam um mergulho no interior do sujeito dando forma às imagens do inconsciente. No PIPA dialética clínica metodologia/método e o uso do objeto material, argila, são chaves para externalizar objetos do interior da psique e promover o processo de individuação do sujeito. Na espontaneidade do método há grande potencialidade de promover transformações psíquicas que refletirão nas atitudes conscientes do sujeito no mundo. Os principais autores que trazem a base para toda estruturação teórica da clínica com o barro são Carl G. Jung, Sigmund Freud, D. W. Winnicott, Álvaro Pinheiro Gouvêa e Nise da Silveira; ajudarão aqui a trazer com clareza a importância da arte, da criatividade e da espontaneidade para um processo de autoconhecimento revelador de tendências autênticas e espontâneas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF