Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: COMUNICAÇÃO TRANSMÍDIA NO FUTEBOL BRASILEIRO: PRÁTICAS, LIMITES E POTENCIALIDADES NAS ESTRATÉGIAS DIGITAIS DE FLAMENGO E BAHIA
Autor(es): RAFAEL DA NOBREGA RONDINELLI
Colaborador(es): MARCIA ANTABI - Orientador
Catalogação: 16/DEZ/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74597@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74597
Resumo:
Este trabalho analisa as estratégias de comunicação transmídia adotadas pelos clubes de futebol Flamengo e Bahia em suas plataformas digitais. Fundamentada na teoria da cultura da convergência de Henry Jenkins (2006), a pesquisa investiga como narrativas expandidas em múltiplas mídias são utilizadas para aprofundar o engajamento dos torcedores e fortalecer o valor comercial das marcas. A análise concentra-se em dois casos contrastantes: enquanto o Flamengo aposta em conteúdos multiplataforma com forte presença de ídolos e narrativa espetacularizada, o Bahia se destaca por campanhas que valorizam pertencimento, causas sociais e linguagem próxima à torcida. A metodologia adota uma abordagem qualitativa e exploratória, observando estratégias narrativas em redes sociais, transmissões e conteúdos institucionais. Busca-se, assim, preencher uma lacuna na literatura ao analisar o planejamento e o impacto dessas práticas de comunicação no contexto do futebol brasileiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF