Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PAPEL DO ANALISTA NA TÉCNICA DE FERENCZI
Autor(es): RENATA DE SANSON LEMANN
Colaborador(es): CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR - Orientador
Catalogação: 16/DEZ/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74585@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74585
Resumo:
Neste trabalho analisam-se algumas contribuições de Sándor Ferenczi (1873 - 1933), psicanalista húngaro da primeira geração dos discípulos de Freud, à técnica psicanalítica. O objetivo principal consiste em descrever experiências inovadoras para a época em relação à técnica clássica, principalmente no que tange ao papel do analista. Com o suporte teórico de autores como Balint (1967), Birman (1996, 2014), Haynal (1995), Aron (1996) e Avello (2006), a pesquisa versa sobre alguns conceitos-chave desenvolvidos por Ferenczi (como transferência, introjeção, domínio da contratransferência, confusão de línguas, trauma), bem como sobre suas tentativas de experimentação técnica (técnica ativa, elasticidade, relaxamento e neocatarse, análise mútua). Faz-se uma descrição do seu caso mais paradigmático e duradouro, com a paciente Elisabeth Severn (R. N.), o qual desencadeou o processo da análise mútua. Finalmente, reflete-se sobre o impacto e as contribuições de Ferenczi para a psicanálise atual.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF